Páginas

domingo, 22 de novembro de 2020

Hoje é dia da Consciência Humana...

Todo dia é dia de consciência humana!

Ou, pelo menos, o deveria ser...


        Passados dois dias do chamado "Dia da Consciência Negra", gostaria de convidar meu leitores a esta viagem que venho fazendo desde o início do ano; com intuito de refletir sobre a "doença social" chamada racismo. Acompanhem-me:

ato 1. Muhammad Ali, legendário boxeador fala sobre o racismo - Através da fala de Ali, fica clara, simples e objetivamente explicita a estrutura de (digamos) "lavagem cerebral" que foi promovida através dos últimos séculos, no imaginário da população mundial, destruindo conceitos e costumes da cultura afro, e promovendo a dita "supremacia branca". Você pode procurar o vídeo no google, ou, cadastrados na rede social facebook, podem conferi-lo clicando aqui.

ato 2. Morte de George Floyd nos EUA - Homem negro morto por policial branco nos Estados Unidos, algo tristemente comum "nos Estates", e que se a sociedade americana tivesse realmente e de fato conceitos humanistas, não o seria. Segue a indicação de algumas postagens na mesma rede social citada acima:   Preta e Acadêmica,   Primeira Linha,   notícia no UOL,   no g1 do Grupo Globo.

ato 3. Novas Manifestações em julho de 2020 nos EUA - Em julho do mesmo ano, novas manifestações ocorreram, conforme notícia do UOL.

ato 4. Homem que provocou morte de funcionária em supermercado é empresário "cidadão de bem" - Conforme a nota e a notícia no portal pragmatismo político. Antes de lerem a reportagem, respondam-me a seguinte indagação: "Qual era a cor de pele da funcionária"?

ato 5. Morte de homem negro em mercado Carrefour - Encerramos por aqui, com um homem negro sendo espancado e morto, por dois homens brancos, seguranças de um supermercado em Porto Alegre (RS), em pleno Dia da Consciência Negra, confira a reportagem de g1.


        É MUITO triste, lastimável, execrável, incompreensível que, em pleno Século XXI, ainda tenhamos que conviver com casos de racismo - esse câncer social da humanidade.

        E mais, que autoridades desdenhem dele. Como vem ocorrendo tanto nos Estados Unidos como no Brasil, depois da onda nazifascista que assola esses dois países.

        Como alguém em vias de concluir uma formação pedagógica em sociologia, e que antes de tudo, se considera um ser humano, eu lamento por demais, peço milhões de desculpas a nossos irmãos negros, e, resguardo para comigo a dor que sinto em meu coração.

        Sem perder a fé e a esperança na humanidade, de que um dia a mesma poderá viver dias melhores e realmente um momento mais humano - ciente de que não estarei aqui para prestigiar e comemorar esse momento...

PS:
A fala do boxeador Ali, é mais antiga, mas, eu a vi no início deste ano, e, foi ela que me levou a fazer esse acompanhamento dos casos de racismo ao longo do corrente... Sem eu esperar o que estava por vir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!