Páginas

sábado, 1 de agosto de 2020

Volta às aulas na pandemia 2020???

     Em fevereiro deste ano (2020) meu filho estava estudando normalmente no Campus da UEPG em Uvaranas (PG). Não imaginávamos muito bem o que viria pela frente...
     Em março chegou ao Brasil a Pandemia do COVID-19 e as aulas foram suspensas. Em abril houve uma reunião do Colegiado da UEPG, e as aulas permaneceram suspensas por tempo indeterminado... Cogitou-se a possibilidade de se migrar para a EaD.
     Naquele momento eu já falara para meu filho que eu preferia que ele "perdesse" o ano letivo que o fizesse na modalidade EaD. Não é nada contra a modalidade, já fiz cursos na mesma. É por entender que um curso EaD é planejado dois a três anos antes de acontecer - não acontece assim no "improviso".
     Enfim, os cursos da UEPG (então presenciais) iniciaram atividades online a partir do último dia 20 de julho do corrente.

     Em junho, o Governo do Estado do Paraná, instalou um "Comitê de Planejamento de Retorno às Aulas Pós-pandemia" para tratar da educação em nível Fundamental II e Ensino Médio, "O anúncio foi feito pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, e pelo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, durante reunião com representantes dos sindicatos das escolas particulares no Palácio Iguaçu".
     Notícia essa que pode ser conferida na sua íntegra clicando aqui.

     Como desmembramento dessa atitude, o Município de TB (Telêmaco Borba), aqui na minha querida região dos Campos Gerais, também já nomeou seu Comitê para estudos objetivando a viabilidade (ou não) de se voltar as aulas na Educação Infantil e Fundamental I, conforme Boletim Oficial 1572 e Decreto número 26.801 datado de 24 de julho de 2020, o qual pode ser conferido na sua íntegra clicando aqui.

     Meu filho é maior, se a Faculdade resolver voltar antes da hora que especialistas de infectologia possam considerar como ideal, ele tem autonomia para decidir... Meu conselho será para NÃO voltar!
     Mas, se eu tivesse filho menor eu jamais permitiria que voltasse para a sala de aula enquanto não tivermos condições sanitárias para tal...
     E o momento eu julgo totalmente impróprio, e, não entendo que venhamos ter essas condições tão breve. E, mesmo que a tenhamos mais próximo do final de ano, como se recuperar o tempo perdido (???). Não só o conteudista (apesar do esforço de pais em casa), mas o tempo de experiência social e crescimento intelecto psicossocial de cada jovem estudante (???)?
     Por tudo isso, e a não ser que a pandemia acabe nos próximos dias, ou que surja vacina, sou obrigado a fazer coro à "hashtag" #canceleonoaletivo2020.

     Abaixo o recadinho dos filhos da ex-aluna e amiga Letícia:
     A imagem das crianças foi produzida em 25 de março de 2020, antes da obrigatoriedade de uso de máscara!

     Enfim, se eu tivesse filho menor (criança principalmente), eu não deixaria voltar para a escola assistir aulas presenciais nas atuais circunstâncias.

2 comentários:

  1. Concordo cem por cento contigo, meu caro Antônio.
    Sabemos de onde vem a pressão para o retorno desesperado às aulas presenciais.
    Em geral, são pessoas que valorizam mais o dinheiro do que a vida.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é inconcebível pensar algo nesse sentido. Inadmissível colocar crianças amontoadas em transporte escolar, em sala de aula e em pátios de colégios.
    É muito triste perceber que por causa de dinheiro algumas instituições cogitam isso. Pois percebe-se facilmente nas entrelinhas que está por trás disso.
    A essas pessoas mandamos um sonoro #cancelaoanoletivo2020.

    ResponderExcluir

Agradeço as eventuais colaborações!