Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Quem Manda Nesta Cidade?


O Poder Municipal
Para primeira postagem do mês de setembro, eu até tinha preparado um material, mas um fato repentino me fez mudar o script.

tibagiturismo.com.br
Este último final de semana estive em Tibagi, e em conversas com populares, na famosa Praça Leopoldo Mercer (a praça da Igreja Matriz),  como não podia deixar de ser, devido ao momento político, acabamos por entrarmos no assunto da sucessão governamental daquele município. E aí surgiu uma conversa, que me levou a mudar meu post inicialmente preparado, para este simples testemunho.
Um humilde cidadão tibagiano, o qual me resguardo o direito de mantê-lo no anonimato, pois o mesmo nem sabe que sua fala me chamou tanto a atenção; e não faz a menor idéia de que a relato aqui. Aliás, desconfio que ele sequer conheça totalmente o que seja um blog.
Mas enfim, analisando o momento político daquela pequenina e querida cidadezinha, o indivíduo fez, mais ou menos, a seguinte análise:
Nós temos aqui, dois candidatos disputando a eleição, ganhe quem ganhar, pouco vai mudar, creio que mude apenas o comando. Pois se trata de dois grupos diferentes, e bastante rivais, mas que no fundo no fundo, são controlados por duas cabeças apenas. Veja bem, se o candidato da situação vencer, o atual prefeito continuará dando algumas cartas por trás de seu representante.  Se a candidata da oposição ganhar a disputa, seu pai e ex-prefeito, é quem provavelmente estará ditando as regras em seu governo.
Então a questão é essa, o eleitor vai escolher ele ou ela; mas quem possivelmente estará meio que comandando, será um ou outro. Entende?
_Talvez soe um tanto quanto ambíguo, mas foi praticamente dessa maneira, que meu “caro colega” se pronunciou. Particularmente, enquanto o mesmo relatava seu “veredicto”, fiquei traçando um parâmetro com a situação aqui em meu município (Telêmaco Borba). Qual a autonomia, que qualquer um dos candidatos que venha a ser eleito, terá para governar nosso município? Existe, entre eles, algum que possa ser popularmente chamado de “pau mandado”?
_Façam suas análises, meus poucos e queridos leitores...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!