6 dicas essenciais para você se aprofundar nos estudos e ganhar mais confiança na sua jornada literária
|
|
|
|
|
|
A praça central de TB fez parte da minha infância, à época como Praça Castelo Branco, atual Horácio Klabin.
Depois de muito tempo, abrigando mendigagem, usuários de drogas e muita pichação. Ano passado (2024) ela foi revitalizada, retomando suas origens com as fontes de água.
E tem sido um enorme prazer vê-la frequentada (principalmente) por crianças novamente.
Assim nasceu o Projeto "Poesia na praça", a ser aplicado na mesma ao longo de 2025. Ação: Todo mês publicar aqui no blog, imprimir e distribuir na praça uma poesia de autoria própria.
A primeira poesia do projeto (Solidão), a criei em 1995. Não sei precisar a data exata, só que é de '95, pois estava namorando aquela que é ainda minha esposa e companheira.
A segunda poesia (Amor incondicional), fora para homenagear meu filho, depois de ter homenageado minha esposa, nada mais que justo, homenagear o fruto do nosso amor.
Em março, depois de ter homenageado esposa e filho, compartilhei com meu público leitor, uma "súplica". Uma súplica surgida num momento de muita violência na nossa querida Capital do Papel - primeira metade da segunda década deste século (XXI). Assim, replicamos aqui e compartilhamos na nossa querida Praça, o Soneto ao Velho Texas Borba.
Agora para abril, compartilho com meus poucos e queridos leitores (as), republicando uma criação de 2016. Conforme relato abaixo...
Para citação:
Antonio Marques (CASTRO, 2016).
Esta postagem será impressa e distribuída na praça, por favor, NÃO jogar nas ruas ou na nossa revitalizada e linda praça 🙏.
Dados de contato do Autor:
Nome Artístico (Antonio Marques);
email de contato – 70amartb@gmail.com;
Redes sociais do Autor:
Perfil no facebook - antoniomarques.decastro;
Perfil no instagram - instagram.com/antoniomarques.decastro/;
Perfil no LinkedIn - linkedin.com/in/antonio-marques-3463b069/;
Blog pessoal do Autor - amartb.blogspot.com/.
Telêmaco Borba lança o Projeto Melhor Idade, Melhor Leitura
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Telêmaco Borba, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Biblioteca Pública Municipal e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), anunciaram nesta terça-feira (8) o lançamento do Projeto Melhor Idade, Melhor Leitura, uma iniciativa que visa promover a leitura e o desenvolvimento intelectual da terceira idade.
De acordo com Marcos ', responsável pela Biblioteca Pública Municipal, o projeto incluirá oficinas de poesia e escrita literária, com o objetivo de incentivar os idosos a se aprofundarem no prazer da leitura e na expressão criativa. A proposta busca não só estimular o intelecto dos participantes, mas também trazer benefícios significativos para a saúde mental e emocional dos idosos.
"A leitura na terceira idade é fundamental para a manutenção da saúde mental. Ela estimula o cérebro, melhora a memória, reduz o estresse e a ansiedade, e pode até prevenir doenças como Alzheimer e demência", afirmou Marcos. Além disso, a prática da leitura fortalece a empatia, o bem-estar social e proporciona uma melhor qualidade de sono.
Para tornar a experiência ainda mais acessível, a Biblioteca Pública de TB disponibilizará um acervo exclusivo de livros no CCI, permitindo que os idosos possam levar os exemplares para casa e ler no seu próprio ritmo. As oficinas acontecerão todas as quartas-feiras, e em breve estarão abertas as inscrições, com a professora Kessi Iarosz, para os frequentadores do Centro de Convivência, com possibilidade para 50 participantes.
O projeto contará com o auxílio voluntário da professora Carmem Andrea Soek Pliessnig, graduada em Letras – Português/Espanhol, que conduzirá as oficinas e apoiará os participantes no desenvolvimento de suas habilidades literárias.
Com a proposta de promover a leitura como uma ferramenta para a saúde mental e bem-estar, o "Melhor Idade, Melhor Leitura" é mais uma ação inovadora da administração municipal em prol da qualidade de vida dos idosos de Telêmaco ', afirma o secretário de Cultura e Turismo, Élyson Gomes.
Foto – (da esquerda para a direita) – Elyson Gomes (secretário de Cultura/Turismo), Kessi Iarosz (educadora física CCI), Marcos Afonso (bibliotecário) e a professora Carmem Pliessnig (voluntária).
Fonte abaixo |
REFERÊNCIA
TELÊMACO BORBA, Prefeitura Municipal de. Cultura. Telêmaco Borba lança o projeto Melhor Idade, Melhor Leitura. Escrito por Marcio Luiz de Andrade, 08/04/2025. Telêmaco Borba / PR. 2025. Disponível em: https://telemacoborba.pr.gov.br/index.php/imprensa/noticias/smcer/cultura/21661-telemaco-borba-lanca-o-projeto-melhor-idade-melhor-leitura. Acesso em: 09 abr. 2025.
Com a finalidade de otimizar a coleta seletiva de materiais recicláveis, a partir do dia 01 de abril o município contará com um novo cronograma de coleta. Dúvidas poderão ser tiradas através do telefone: 3127 8506...
A reciclagem é uma prática fundamental para construir um futuro mais sustentável ' contribuindo para a conservação dos recursos naturais...
'É um processo fundamental para reduzir o impacto ambiental ... Aqui estão algumas das principais importâncias da reciclagem:
- Reduz a quantidade de lixo enviado para os aterros sanitários;
- Ajuda a conservar os recursos naturais, reduzindo a necessidade de extrair e processar matérias-primas;
- Economiza água, energia e matérias-primas;
- Reduz a necessidade de exploração de recursos naturais;
- Diminui a poluição do ar, da água e do solo;
- Reduz a liberação de gases de efeito estufa;
- Cria oportunidades de emprego na indústria de reciclagem;
- Estimula a economia local;
- Promove a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da reciclagem;
- Encoraja mudanças de comportamento em relação ao consumo e ao descarte de resíduos;
- Reduz os custos de produção e de descarte de resíduos; e
- Gera receita através da venda de materiais reciclados.
ACOMPANHE ABAIXO O NOVO CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA:
Neste 2025 completo DEZ anos de PMTB (PR).
CeJu visita Casa das Artes em Tibagi
A visita à Casa, em Tibagi, se deu muito interativa, entre profissionais da Casa e jovens do à época CeJu, e com profissionais do Centro, e destes entre seus conduzidos. Enfim, foi de interação total.
Accervo pessoal do Autor |