Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Revolução dos "Cravos" (25 de Abril em Portugal)

        Hoje, 25 de abril, é um dia especial em Portugal:

Hoje, dia 25 de abril, celebra-se um dos marcos ' significativos da história de Portugal: o 50º aniversário da Revolução dos Cravos. Nesta data, em 1974, o movimento militar e civil ' derrubou a ditadura do Estado Novo ', culminando numa transição pacífica para a democracia.


Naquela madrugada ', a canção "Grândola, Vila Morena" de José Afonso foi transmitida pela Rádio Renascença, servindo como o sinal para os jovens militares iniciarem a revolução. Este evento ' mudou o curso de uma nação, e se tornou um símbolo global da resistência contra a opressão.


Hoje, um feriado nacional dedicado à reflexão e celebração, lembra-nos da importância de continuarmos a lutar por valores como liberdade e democracia.

No Clube de Autores, reconhecemos a força e a inspiração que esses ideais trazem, especialmente no mundo da literatura, onde vozes de todas as esferas são ouvidas e respeitadas.


(...)


Com carinho,

Fred.

Equipe Clube de Autores

atendimento@clubedeautores.pt

Instagram Twitter YouTube


Com Assessorias



25 de Abril sempre, fascismo nunca mais!


Os Cravos

Por Lindener Pareto*, em Lisboa

Consta que no dia 25 de Abril de 1974, a garçonete Celeste Caeiro, ao ver nas ruas de Lisboa as tropas rebeladas para derrubar a Ditadura de Salazar, começou a conversar com os soldados.

Um deles pediu a ela um cigarro. Celeste disse que não tinha, mas que podia lhe dar flores. E foi assim que Celeste foi aos poucos espalhando cravos pela cidade, colocando no canos dos fuzis (espingardas) um cravo de resistência e poesia. Daí a alcunha de “Revolução dos Cravos” para a Revolução Portuguesa.

Tal feito passou para a história como uma “revolução sem sangue”, uma vez que ninguém precisou disparar tiros. A “romantização” do ato fez muita gente esquecer que a revolução começou no mundo colonial, com a luta dos povos de Angola, Guiné, Moçambique e Cabo Verde contra a sanguinária Ditadura de quase 50 anos de António de Oliveira Salazar e sua tenebrosa polícia política, a PIDE.

Consta ainda que Celeste (dos cravos) perdeu todos os seus pertences num incêndio no seu apartamento no Chiado, em 1999. Dizem que Celeste — ainda viva — mora numa pequena casa a poucos metros da Avenida da Liberdade, com uma pensão de 370 euros por mês.

*Professor e historiador. Mestre e Doutor pela USP. Professor de História Contemporânea e Curador Acadêmico no Instituto Conhecimento Liberta (ICL). É apresentador do “Provocação Histórica”, programa semanal de divulgação científica de História e historiografia nos canais do ICL.


PARETO, Lindener. A Revolução Ameaçada: Os cravos. ICL Notícias, São Paulo, 25 de Abril de 2024. 25 de Abril sempre, fascismo nunca mais! Disponível em: https://iclnoticias.com.br/revolucao-dos-cravos-25-de-abril/. Acesso em: 25 abr. 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!