A correria tem sido grande.
Não tem sobrado tempo para alimentar como gostaria, este meu blog.
Mesmo assim, pra que não passemos em branco, façamos um breve (e resumidíssimo) post em referência ao mês de maio (último).
No meu meio, o assunto mais comentado foi sobre o concurso da Prefeitura local (Telêmaco Borba/PR).
Particularmente, opinião pessoal minha, costumo dizer que como "real concorrência", dentro de um concurso público, temos menos de 20% dos candidatos. Ou seja, se retirarmos os aprendizes, os "marinheiros de primeira viagem" e aquele pessoal que atira para qualquer lado (sem foco e sem o devido preparo), não se tem tanta concorrência quanto os quantitativos muitas vezes apresentam.
Enfim, se pensarmos nas pessoas com conhecimento, foco, estudo, e preparo real e de fato, não acredito que tenhamos número maior do que 20% dos inscritos - essa seria a real concorrência.
Só para que tomemos por base o resultado do último concurso da minha cidade (2019): o cargo de Fiscal Tributário, teve 166 (Cento e sessenta e seis) inscritos.
Desses, apenas 07 (SETE) passaram na prova objetiva, foram aprovados, ou seja, aproximadamente 4,22% dos inscritos. Isso quer dizer que mais de 95% reprovaram na prova objetiva.
Descontemos aqui, o grau de dificuldade da prova - que estava bastante elevado. Isso varia de banca para banca organizadora.
Desconsideremos também, cargos como de médico, por exemplo, o qual tem pouca procura - não se tem tantos profissionais (assim) disponíveis por aí. Além do fato de que a iniciativa privada (na maioria das vezes), financeiramente se apresenta como bem mais atrativa.
Para fins de conversa, a você que ainda não foi aprovado num concurso público, e que está cogitando a possibilidade de inscrever-se para algum, eu diria:
_Estude! Leia bastante sobre as questões específicas da área a qual pretende. Revise questões gerais de português, matemática e (geralmente) de informática, e, mantenha-se atualizado com as questões políticas, econômicas e sociais.
Antes de despedir-me, o segundo assunto mais comentado nas rodas de conversa da minha city, foi sobre nepotismo, mas, opto neste momento, por não expor (diretamente) o nome de ninguém. Para quem é da cidade, conhece o caso, e tiver a curiosidade, deixo um link (de órgão oficial) onde consta alguns possíveis e eventuais nomes:
Ademais, deixo um link do youtube onde aparece o lado positivo do nepotismo "made in TB":
Mas, sobre isso, falaremos em outra oportunidade...