Páginas

sábado, 21 de março de 2015

Monte Alegre em 50 tons de cinza (o filme)!

"Poeira" de nossa identidade cultural





          Em função das postagens "50 tons de cinza" do ano passado, elaborou-se o "filme da série"!

        Àqueles que quiserem ver ou rever os posts da série, é só seguir os links abaixo:

  1. http://amartb.blogspot.com.br/2014/02/monte-alegre-em-50-tons-de-cinza-parte-l.html
  2. http://amartb.blogspot.com.br/2014/02/monte-alegre-em-50-tons-de-cinza-parte.html
  3. http://amartb.blogspot.com.br/2014/02/monte-alegre-em-50-tons-de-cinza-parte_15.html
  4. http://amartb.blogspot.com.br/2014/02/monte-alegre-em-50-tons-de-cinzas-parte.html
  5. http://amartb.blogspot.com.br/2014/02/monte-alegre-em-50-tons-de-cinza-parte-v.html
  6. http://amartb.blogspot.com.br/2014/02/monte-alegre-em-50-tons-de-cinza-parte_28.html


      Dessa forma, a boa ideia da vez é valorizarmos nossa história, nossa cultura (nossas origens). Procurarmos nossa identidade cultural. Um povo sem memória é um povo sem história (parafraseando Chico de Assis).
       O telemacoborbense, por vezes (e não todos), parece alguém "de passagem"... Muitos realmente estão por aqui 'de passagem', a trabalho; mas os verdadeiros filhos da terra precisam valorizá-la mais, amá-la mais. E mesmo os que de passagem por aqui estão, deveriam comportar-se de maneira mais harmônica com a cidade e seu povo.


domingo, 15 de março de 2015

Um novo espaço para shows...i

Telêmaco precisa de um novo espaço

para grandes eventos



     Antes de entrarmos na questão, vamos relembrar o velho
Pavilhão de Exposições:

Imagem retirada da comunidade vodebonde no facebook

       Não vamos discutir aqui o mérito ou não da troca do antigo Pavilhão de Exposições de Telêmaco Borba pelo Campus do IFPR (Instituto Federal do Paraná), o qual tem uma finalidade pressupostamente bem mais nobre.
       O fato é que a cidade tende a aproximar-se da casa dos cem mil habitantes na próxima década, tem aspirações de firmar-se como micropolo regional e já se fala oficialmente sobre sua expansão - A Nova Telêmaco Borba!
     Portanto, poder-se-ia pensando num espaço para grandes eventos junto à expansão urbana do Município (já fala-se em Centro Cívico), porque não pensar também numa opção para grandes festas, devidamente planejada?
       No próximo final de semana, comemora-se o aniversário de 51 anos de Emancipação Política do Município, no local onde será realizada a festa, não tem o menor espaço sequer para estacionamento; os veículos são deixados à margem da marginal (desculpem a redundância mas é fato concreto).
       Já foi divulgado oficialmente a reforma da Concha Acústica, que apresenta-se como solução para eventos de médio porte (perante a população local); e foi uma busca longa pelos recursos para tal. Dessa maneira, pressupõe-se, que já está na hora de irmos articulando ideias e unindo forças na busca por um novo Centro de Eventos; e como a cidade não tem espaço disponível - vai a boa ideia da vez - PRECISAMOS RESERVAR UM NOVO ESPAÇO PARA SHOWS JUNTO À EXPANSÃO URBANA DENOMINADA NOVA TELÊMACO BORBA... (?)



domingo, 8 de março de 2015

Mulher Teberiana em primeiro lugar...

A mulher, parte mais importante de TB


       A mulher é algo fundamental para a sustentação do homo sapiens, sem ela a odisséia humana na Terra encontraria seu fim; e muito possivelmente isso não levaria um século sequer para acontecer. Se retirássemos todas as mulhures do planeta hoje! (...)
       Engraçado que a cultura machista sempre procurou enaltecer e enobrecer o homem; desde os primórdios da civilização. Lógico que nós homens também temos um papel crucial na reprodução humana; e somos exímios nisso (rsrsrsrs)!
       Mas, reconheçamos a importância de nossas pares. Paremos a pensar um pouquinho:
       _Onde podemos encontrar uma estátua femenina? Onde podemos apreciar um belo "busto" exposto ao público? (hehehehe)!
       Brincadeiras à parte, monumentos com figuras representativas do sexo masculino a gente encontra (imagino que) em quase todos os Municípios brasileiros. (?)
       Atendo-me ao meu município em particular: É localmente famosa a estátua do Homem de Pedra na Praça Central da cidade, e na mesma praça encontra-se um busto do senhor Horácio Klabin - o qual atualmente empresta seu nome à própria Praça - mas para min será sempre Castelo Branco. Mas isso é outra questão.

       Pensemos numa boa ideia para homenagear a mulher telemacoborbense... Não esqueceçamos que temos uma outra praça na cidade que leva o nome de uma mulher (importante do passado).
       Mas monumento, estátua, busto, sei lá, seja o que for, não temos nada nesse sentido. Então, que tal: Na próxima oportunidade em que se resolva erguer algo nesse sentido - de repente na já anunciada e esperada Nova Telêmaco Borba - poderíamos prestar homenagem a uma nobre telemacoborbense; ou não?
       A quem eu não sei dizer, teria de se pensar, escolher alguma que pudesse ter aceitação popular; não vou nem citar nomes para não incorrer em qualquer possibilidade de injustiça. Só estou levantando uma "boa ideia"!
Por hora:
       _Feliz Dia Internacional da mulher a todas as mulheres! Mães, empregadas, trabalhadeiras, empresárias, amantes, esposas, namoradas, filhas, avós, governantas, sogras, amigas, estudantes, professoras. Um abraço especial àquelas as quais cumprem duas, três, quatro ou mais funções ao mesmo tempo; CADA UMA DE VOCÊS MERECE UMA ESTÁTUA, UM MONUMENTO PARTICULAR.

Imagem retirada da comunidade vodebonde na rede social facebook



domingo, 1 de março de 2015

Uma nova Telêmaco Borba suprimindo "Texas Borba"... (?)

Primórdios da História
DA CIDADE JARDIM À CIDADE OPERÁRIA
A instalação de um complexo industrial, como não poderia deixar de ser, atraiu o desenvolvimento econômico e canalizou um surto imigratório de grandes proporções para a região...
Na grande fazenda de contrastes dava-se andamento ao planejamento de construção urbana que tomaria, algumas décadas depois, as dimensões de uma cidade industrial...
Horácio Klabin, diretor administrativo da Empresa residindo em Monte Alegre, dinamizou de forma marcante a vida da comunidade. Foi de sua iniciativa a idéia de loteamento e formação da Cidade Nova...
A idéia inicial foi de construir uma cidade-jardim, planejada pelo arquiteto alemão Max Staudacher, companheiro de Horácio no empreendimento. Segundo Dr. Max, a inviabilidade do projeto logo se fez sentir pelo grande porte do investimento necessário em capital, sendo o projeto reformulado ainda em gabinete.
Algumas das deficiências do planejamento urbano da comunidade implantada, que se convencionou chamar Cidade Nova, foram apontadas pelo seu projetista:
a)      a inflação como geradora dos maiores entraves, sobretudo para a continuidade do planejamento...
b)     ocorria também de adquirentes de áreas maiores sub-lotearem as propriedades para revendê-las;
c)      falta de previsão do crescimento populacional.
Os limites de margem do rio Tibagi condicionaram na comunidade que iniciava uma série de conflitos e estereótipos de ordem social, que só foram amenizados com o decorrer do tempo. Dr. Max caracteriza a situação: “... tudo que não era permitido socialmente para cá do rio — Harmonia — para o lado de lá era livre, um verdadeiro Farweste”.

_Apesar de eu não ter vivido naquela época, ao que me parece, as “intempéries” não mudaram muito. (?) Mas enfim, atualmente neste início de século XXl, fala-se numa tal de Nova Telêmaco Borba; acompanhemos:
Na manhã de quarta-feira (21) [janeiro 2015], o prefeito Luiz Carlos Gibson esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU)... O motivo foi a expansão da cidade, já conhecida como Nova Telêmaco Borba.
Estiveram presentes na reunião também o deputado federal, Luciano Ducci; o diretor da unidade Monte Alegre da Klabin, Arthur Canhisares; e o secretário geral de Gabinete de Telêmaco Borba, Altamir Ramos.
Na reunião com o secretário Ratinho Junior [deputado federal, Luciano Ducci], {diretor da unidade Monte Alegre da Klabin, Arthur Canhisares} e (o secretário geral de Gabinete de Telêmaco Borba, Altamir Ramos) foi apresentado o projeto do novo acesso viário de Telêmaco Borba, que liga a Rodovia do Papel (PR-160) próximo ao trevo em frente à Braslumber, seguindo pela Avenida Chanceler Horácio Laffer. Esse trecho deverá fazer parte do novo plano diretor do município e deve ser uma das principais vias do novo projeto de expansão.
"Foi uma reunião bastante produtiva. Debatemos esse assunto importante e tivemos o apoio do secretário. Saímos bastantes felizes com o resultado do encontro", destacou o prefeito.
Gibson também ressaltou que na reunião cobrou o secretário sobre o andamento da ... Companhia Independente para Batalhão da Polícia Militar. "O secretário demonstrou muito boa vontade em cobrar o andamento...", finalizou.

_Dessa forma, a “boa ideia” da vez seria: TRATAMENTO DE CHOQUE! Sim. A maioria há de concordar de que não se trata da melhor maneira de cuidar da questão da violência em Telêmaco Borba – a melhor ainda é a educação – mas, por hora, não se vê outra saída. Ademais, esta em vias de trâmites legais a instalação da Guarda Municipal, e, com a possibilidade de ainda (futuramente) contarmos com um Batalhão de Polícia Militar, façamos uso dessas forças e, que a nova Telêmaco Borba surja para uma nova realidade; posteriormente ao tratamento de choque, talvez, se possa manter uma nova realidade pura e simplesmente através da educação – seria lindo.

Fontes:
A parte histórica foi retirada do trabalho de Analícia Carneiro da Cunha titulado “0 HOMEM PAPEL Análise Histórica do Trabalhador das Indústrias Klabin do Paraná de Celulose S/A 1942-1980”. Dissertação apresentada ao Curso de Pós- Graduação em História Econômica, da Universidade Federal do Paraná, para obtenção do grau de Mestre em História do Brasil.
E a questão atual foi retirada de notícia veiculada no site da prefeitura local: http://www.telemacoborba.pr.gov.br/noticias/noticia.php?noticia=7703#.VPMSYHzF-os
 http://www.telemacoborba.pr.gov.br/noticias/noticia.php?noticia=4793#.VPMkgHzF-os

PS: O tratamento de choque não pode em hipótese alguma esquecer-se dos barões do narcotráfico na cidade, os colarinho branco; pois são esses quem realmente ganha dinheiro com a desgraça alheia.
#etenhodito!